Relançamento do site pessoal

Após algum tempo em que prescindi dele, investi algumas horas a reativar o meu site pessoal. O meu objetivo é manter um link e fórum de contacto com os leitores dos meus livros, e com todos os que me queiram contactar.

Optei por utilizar uma plataforma com a qual já tinha familiaridade no passado, o WordPress, e que me permite estender funcionalidades em PHP se o desejar fazer no futuro. A grande vitalidade da comunidade WordPress, o elevado número de plugins disponíveis e as funcionalidades out of the box que disponibiliza tornam esta plataforma numa escolha óbvia para quem pretenda construir e manter um site Web.

Um dos pontos primordiais que o gestor de um site tem que acautelar é a segurança. Ter e manter um site significa fazer a gestão das vulnerabilidades que todos os produtos de software potencialmente têm, e ter a preocupação de manter atualizada a sua instalação, ao nível do software e ao nível do sistema operativo. Facilitar neste aspeto significa problemas futuros quase certos, e potencialmente o comprometimento de dados e sistemas que existam na rede onde o servidor estiver instalado.

Em relação ao alojamento, a decisão por manter em máquinas próprias vs cloud é hoje muito mais financeira do que qualquer outra coisa. Tipicamente para sites com baixos volumes de acesso, optar por alojamento na cloud é uma boa solução, sendo que o crescimento do volume de acessos pode justificar optar por infraestrutura própria. Mas mesmo neste caso, alojar em datacenter externo pode ser uma opção bem mais interessante que manter em casa ou no escritório, por vários motivos, desde a segurança física e lógica ao consumo de energia.

Criar e manter um site pessoal, empresarial ou de suporte a um negócio é hoje tão simples como imprescindível, por ser a identidade digital de cada um.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *