NVME drive no Raspberry Pi5

O novo Raspberry Pi5 vem com características de hardware interessantes, que valem bastante a pena para quem pretende adquirir um, face a uma diferença de preço reduzida para o Pi4. Estão entre estas:

  • O processador Arm 64 bits que atinge os 2.4GHz, uma melhoria significativa dos 1.8GHz do antecessor
  • O processador gráfico agora capaz de fazer rendering 3D, e que permite ligar dois monitores com 4K a 60Hz
  • Duas portas USB 3.0 a full speed

Estas características por si já seriam interessantes, mantendo-se o Wifi, Bluetooth 5, Ethernet 1Gbps da versão anterior, embora à custa de um consumo de energia um pouco superior (o que é relevante para quem quer usar o dispositivo para IoT) mas a mais impressionante é a possibilidade de ligar uma drive NVME M.2!

Experimentei esta funcionalidade, e para além de colocar 1TB no dispositivo, a velocidade / performance do mesmo aumenta de forma impressionante.

Para instalar uma drive NVME, temos que adquirir um NVME Hat, um suporte que se coloca por cima do Raspberry Pi, e que pode ser aparafusado nos suporte de cobre das extermidades da placa que a maioria das caixas têm. Adicionalmente temos que adquirir o NVME drive, 2230 ou 2242. Estes dois componentes têm um custo relativamente modesto.

Para instalar, deve montar a NVME drive na placa de suporte, aparafusando-a firmemente. Depois deve usar o cabo de ligação fornecido com a placa, tendo o cuidado de que ele fique bem ligado no conector localizado na extermidade oposta da zona das portas USB / Ethernet. Por experiência própria, é necessário cuidado de não fazer muita força com os conetores (a capa de plástico parte com facilidade), mas devemos colocar o cabo com firmeza, e fazer um pouco de pressão para a capa de plástico prender o cabo e fazer-se um bom contacto.

Em seguida, aparafusar firmemente o suporte (com a drive já ligada) nos suporte de cobre.

A drive NVME não vai ser reconhecida automaticamente, como acontece com outras plataformas e sistemas operativos. Devem ser dados os seguintes passos:

  • Ligar o Raspberry Pi, arrancando o sistema operativo do SD card
  • Editar o ficheiro /boot/config.txt acrescentando no final:

dtparam=pciex1

  • Fazer reboot. Após este processo, pode verificar se a drive é reconhecida com o comando “lsblk”. Deverá ver o SD card e a drive NVME.
  • Usando o Pi Imager (aplicação que vem com o Rasbian) do Raspberry Pi, crie uma imagem (processo igual ao que é seguido para instalar o Rasbian no SD card) seleccionando com target a NVME drive, que entretanto já deve aparecer
  • Após conclusão do processo, utilizar o comando:

sudo rpi-eprom-config –edit

em seguida procurar a linha onde está:

BOOT_ORDER=0xf41

e mudar para:

Boot_ORDER=0xf416

e é isto. Resta retirar o cartão microSD, arrancar o Raspberry Pi a partir da NVME e gozar da grande velocidade que este agora terá!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *