Poço Negro Montesinho

No parque natural de Montesinho, perto de Bragança, há um conjunto diversificado de pontos de interesse para os amantes da natureza e do ar livre. Alguns são acessíveis de carro, mas outros requerem passeios longos a pé para serem apreciados.

É o caso do chamado Poço Negro do Montesinho, ou Poço de Pelgoa, em Soutelo. O local não está sinalizado e pode não ser fácil achá-lo, sem recurso a Gps e a mapas, e requer um passeio longo a pé se não quiser correr o risco de danificar o veículo nas estradas de terra batida das imediações.

O mais fácil é estacionar na zona da Cova da Lua ou Soutelo, e fazer a pé o percurso de cerca de 5kms até ao poço. Se tiver uma bicicleta BTT faz-se bastante bem também o caminho, tendo no regresso algumas subidas bastante significativas.

Pelo caminho passa-se por instalações abandonadas do Estado e pelo acesso a um abrigo, em caso de cheia (aparentemente na zona existem riscos). O Poço fica do lado direito do caminho, sendo necessário procurar por onde passar. Na altura em que visitei não havia mais ninguém nas imediações, sendo necessário descobrir por onde passar.

Ao chegar ao curso de água, a paisagem é idílica.

Sem dúvida um dos pontos do Parque Natural do Montesinho de que gostei mais.

28-Ago-2022

Deixe um comentário